«Àquela altura da vida, Camões, concedendo de barato que era um humanista consumado, não tivera ensejo de manifestar-se. Os tempos eram pouco propensos à intelectualidade....»
«Mas até pelas datas, verificadas por Storck, metendo em linha de conta o seu degredo e encarceramento no Tronco, se infere que a Luís de Camões falhou tempo para as gamberrias palacianas.»
«Os biógrafos de Camões, devotos da sua glória temporal que não da sua vera glória efectiva, aproveitam-se, como sempre, de pequenas referências respigadas na Lírica, para erguer as suas construções babilónicas.»
«Supor que D. Francisca de Aragão deu alguma vez mote e glosa a Camões é temerário. Ela devia dá-los a todos os poetas, a quem queria, não duma varanda como as freirinhas nos outeiros, mas trazidos para a publicidade por uma alcoveta, um pajem, um bobo. Era este, ao tempo, um dos entretenimentos das sécias. Entretenimento e gracinha. Não havia imprensa; a música era de fugir; com as classes em compartimentos estanques, o Mundo era um aquário; a imperiosidade do social ia fazendo os seus distúrbios e balbúrdias. Isto da glosa e do mote era uma forma do mexerico, à margem do protocolo.»